Como escrever pode te ajudar?


Tem coisa que só sai da gente por escrito!

Não lembro de onde eu li está frase mas ela mexeu muito comigo, porque é exatamente o que acontece comigo. Não sou tão boa em desabafar falando como sou escrevendo, as palavras fluem melhor, eu vou me entendo melhor... e eu sempre acho que o papel a caneta (ou meu computador com o word aberto) são meus melhores amigos.

Pode parecer coisa de quem é antissocial, mas se você parar para pensar vai ver que muitas coisas, muitos sentimentos, que você quer guardar só pra você, sem para seu melhor amigo você gostaria de falar, porém, tudo que fica somente dentro da sua cabeça vai sufocando, vai tirando minutos de sono que logo são horas e de repente são noites todas.   

Talvez você seja do tipo que tem alguém para contar tudo, e se sente confortável para compartilhar tudo com outra pessoa. Ótimo. Mas nem todos são assim, eu não sou assim, admito que já fui extremamente pior, mas ainda me sinto muito confortável em escrever.

Sem muito drama e sem muita enrolação, eu vou falar pra você qual é a parte que realmente importa.

Escrever é um bom abito para qualquer um, e deveria ser praticado por todos. Além de ser útil na vida de estudante ou de profissional, ela ajuda muito a saúde mental. 

Como vocês já sabem eu sofri de depressão, ainda estou em tratamento (quem não sabe do que estou falando leia esse texto AQUI), mas uma das coisas que sempre me ajudou, até mesmo antes de dar inicio no meu tratamento foi o meu abito de escrever e depois que eu iniciei o tratamento recebi incentivo pra continuar e tive uma explicação de como isso era bom, e é isso que eu quero passar para vocês.
Eu vou dividir em dois tópicos e vocês pode até escolher ler o que mais interessar ou os dois, se forem seu caso.

Ansiedade

Eu tenho um problema muito grande, também, com ansiedade, então quando eu encasquetava com alguma coisa era um Deus me acuda, porque eu não conseguia manter o foco em nada eu não dormia porque só ficava pensando na tal coisa (eu ainda sou um pouco assim, é um processo lento). Então eu aprendi que tudo que eu escrevia saia de mim, era como se eu tirasse da minha mente e falasse assim:  Beleza, agora eu vou me preocupar com você depois! Parece estranho? Sim, parece! Funciona? E como funciona!  
E então eu aprendi a ter sempre um caderninho pra anotação comigo, assim sempre que alguma coisa começa a ocupar muito a minha cabeça eu anoto ela, e fico mais aliviada porque sei que vou lembrar dela depois em um momento que eu estiver melhor para pensar no assunto, o caderninho funcionou quase como uma segunda mente aonde eu depositava todas as ideias que me causavam ansiedade de mais. Eu não sei como, não entendo muito bem essa lógica, mas escrever sempre me ajuda, inclusive a controlar minha ansiedade.

Depressão

A escrita, assim como a leitura, também foi muito importante pra mim por conta da depressão. Eu sempre fui muito fechada pra falar dos meus problemas e isso me sufocava muito. 
A leitura em si foi uma válvula de escape pra mim, era como se eu me teletransportasse daquele mundo problemático e me sentisse dentro da história, por isso que eu tenho amor por livros com finais emocionantes. Mas isso na verdade não era tão bom, era só uma fuga pra mim, era a forma que eu tinha pra lidar com os problemas, mas o certo seria eu ter procurado ajuda, então eu não aconselho ninguém a ter leitura como fuga, ela tem que ser mero prazer e paixão, se não for assim algo está muito errado.
Já a escrita foi a melhor coisa pra mim, porque eu não contava pra ninguém o que eu sentia e escrever era um alivio tão imenso, que a sensação que eu tinha depois de ver o texto acabadinho e meu desabafo ali, fora de mim, era que eu tinha tirado toneladas das minhas costas. E eu conheci isso de mim desde muito pequenininha, eu sempre fui incentivada com leitura e normalmente quem tem paixão por ler acaba desenvolvendo a paixão pela escrita, só que eu nunca imaginei o quão importante seria a escrita na minha vida. Realmente ela foi minha melhor amiga em vários momentos, eu passei muita coisa difícil, e se eu não tivesse esse método de desabafo talvez teria sido muito mais difícil.
Eu aconselho muito se você estiver passando por problemas usar a escrita pra desabafar, não precisa ser nenhum texto enfeitadinho, só deixa as palavras saírem, esvazia a mente e encha as linhas. Você não precisa mostrar pra ninguém, se depois que você acabou de escrever quiser queimar, tudo bem, você pode fazer isso. Eu particularmente gostava de guardar para mais tarde ver que eu sobrevivi a aquele momento, isso fazia eu me sentir mais forte, e quando eu tinha outro problema eu estava mais confiante de mim mesma e da minha capacidade de enfrentar as coisas. Então use isso como ferramenta pra ajudar você, não precisa amar escrever, só tira dentro o que você tá sentindo.

Eu realmente espero ter ajudado você. E lembrem-se que isso foi algo que me ajudou e todos reagem diferente às coisas, então isso não é uma lei de vida, você tem que fazer coisas que te façam bem e te ajudem a enfrentar todos os momentos da vida. Bons ou ruins a escrita sempre foi minha companheira.

Comentários

Postagens mais visitadas

Instagram