Morando sozinha: Como cuidar do seu dinheiro


Um dos grandes problemas de quem vai morar sozinho é controlar as finanças.
É muito compreensível que no começo seja difícil e você se enrole um pouco, mas quando você mora sozinho não dá para bobear muito se não você pode não dar conta no final do mês.
Eu sai da casa dos meus pais a mais ou menos dois anos, e vou confessar que só agora estou administrando dinheiro (na verdade só agora eu tenho um emprego). Parece a coisa mais fácil do mundo quando você pensa, porém, na prática a coisa muda muito.
Uma das coisas que eu fiz logo no meu primeiro salário foi um controle de finanças, anotei quanto tinha recebido, anotei todas as minhas contas, as fixas e as ocasionais, o que eu queria comprar e quanto eu tinha para gastar com isso, as coisas compradas no dia-a-dia e quanto eu mandaria para minha poupança. 
Para mim realmente pareceu muito fácil no começo, mas a realidade é que se você fujir um pouquinho daquele planejamento você se perde totalmente. E isso aconteceu muito comigo, um lanche que eu não antei, um numero de rifa que eu peguei meio na pressa... são essas pequenas coisinhas que acabam fazendo você perder o controle, e olha que você pode sentar e pensar o quanto quiser dificilmente você vai conseguir lembrar aonde gastou cada troquinho, e de coisinha em coisinha teu dinheiro vai. Pense nisso.


Minhas dicas:

Monte uma planilha contendo as seguintes informações:
- o mês de vigência;  
- contas fixas, com seus valores e prazos;
- contas extras, com seus valores, parcelas e prazos;
- gastos com o cartão de crédito;
- seus gastos diários;
- é muito importante você colocar o quanto recebeu, o total de gastos, as sobras e o que você vai mandar para a poupança;
- e tenha também um controle da sua poupança.
Outra coisa importante é você assim que receber separar todo o dinheiro de conta e já pagar tudo que for possível, assim evita que você gaste os devidos valores com outras coisas.
E deixe o máximo de dinheiro no banco, se você ficar com o dinheiro na carteira as chances de você gastar são muito maiores.
Tenha sempre um bloquinho por perto e anote qualquer gasto que tiver, assim quando você sentar para organizar suas finanças vai saber certinho aonde cada centavo foi aplicado.

Se você morar com alguém convença essa pessoa a adotar esses métodos para nenhum perder as estribeiras, principalmente casais.

Para mim cuidar destas coisas e muitas outras necessidades da minha vida eu adotei um planner, e você pode compra-lo ou você mesmo pode fazer, existem várias versões imprimíveis na internet, e é muito importante que ele tenha essa parte das finanças. Vai de como você preferir manter suas informações.

Eu não sou nenhuma expert em economia nem nada, mas to contando com a minha experiencia o que funcionou para mim.

Espero que esse post ajude vocês a economizarem e não se enforcarem logo de cara quando forem morar sozinhos.  

Comentários

Postagens mais visitadas

Instagram