A Função De Cada Produto Da Sua Frasqueira!


Estes dias eu havia falado sobre o que não pode faltar para um bom make aqui. Hoje eu vou falar destes produtos para que serve e como usar.

Demaquilante

Pode parecer estranho começar uma frasqueira de maquiagem justamento com um demaquilante! Mas não se deixe enganar: esse produto não serve apenas para retirar a maquiagem antes de dormir. Na hora de fazer o make, ele é mais do que útil. Se você borrar a máscara para cílios, esqueça a água e o sabonete, principalmente se o cosmético for à prova de água.

Além de mais eficiente, o demaquilante resolve o problema em segundos, sem que você precise refazer toda a maquiagem. Existem vários tipos de demaquilante no mercado; para máscaras à prova de água e batons de longa duração, opte pelos bifásicos; peles secas se dão melhor com as versões leitosas, enquanto as oleosas preferem as fórmulas aquosas ou em gel.

Para aplicar o demaquilante, use esponjas próprias para maquiagem ou algodão.

Hastes Flexíveis

Tenha sempre à mão na hora de se maquiar. As hastes flexíveis ajudam nos retoques mais delicados, como borrões de máscara ou delineador. Basta umedecer a ponta com demaquilante e, depois, refazer os contornos.

Outra boa função das hastes é remover borrões de batom: aplique um pouco de base líquida na ponta e disfarce o borrão em volta da boca, sem precisar remover todo o batom.

Pinça e Tesourinha

Sobrancelhas mal delineadas arrasam qualquer make. Por isso, jamais despence a pinça. Existem vários tipos no mercado, mas há três modelos principais:

  • a reta: é ideal para remover fios médios e longos. Menos precisa, deve ser usada com cautela, para não correr o risco de remover mais fios do que o necessário, provocando uma pequena tragédia;
  • a diagonal: com lâmina inclinada, é indicada para a remoção de fios médios e curtos, e ainda ajuda a delinear o formato das sobrancelhas;
  • e a de ponta fina: própria para fios muito curtos, é bem precisa, arranca pequenos pelinhos, uma a um. Se você tem sobrancelhas muito finas e de formato delicado, essa é a melhor opção.


Além da pinça, mantenha na frasqueira uma tesourinha de ponta fina para igualar os pelos na parte superior.

Apontador Para Lápis De Maquiagem

Lápis mal apontados podem ferir a pele fina das pálpebras ou dos lábios, sem contar que certamente vão lhe render um traço nada bonito. Opte pelos modelos "dois em um", que também têm apontador para batom em lápis.

E nem pense em usar apontador escolares! Apesar da semelhança, eles não foram feitos para apontar materiais com textura dos lápis de maquiagem. Por isso, em vez de apontar, podem danificar o produto.

Curvador De Cílios

Também conhecido como curvex, é indispensável para dar volume aos cílios. Apesar do aspecto meio torturante, esse aparelho é capaz de fazer maravilhas, tornando a maquiagem dos olhos deslumbrante. Não tenha medo de experimentar!

Lenços De Papel E Algodão

Acredite: você vai precisar deles quando menos esperar! Os lenços de papel são uteis para:
  • remover cosméticos;
  • eliminar o brilho extra;
  • limpar e higienizar pincéis.


O algodão, que pode sem adquirido em bolas ou discos, é para remover cosméticos e, geral, mais prático quando se usa demaquilante.

Para exterminar o brilho excessivo e limpar pincéis, dê preferencia aos lenços, pois o algodão tende a soltar fiapos.

No próximo post do assunto vou falar sobre pincéis.

Essas informações foram tiradas do livro "Maquiagem passo a passo" do maquiador Eduardo Souza, da editora Melhoramentos.

Postagens mais visitadas

Instagram